Condutor TVDE vítima de roubo e sequestro; acusação | Ministério Público na Comarca do Porto (Maia – 1ª secção)
 
 

 


03/06/2025

 
 
Por despacho de 02.06.2025 o Ministério Público na Comarca do Porto (Maia – 1ª secção) acusou três arguidos pela prática, em coautoria, de um crime de roubo, um crime de sequestro e um crime de abuso de cartão de garantia ou de crédito; cada um dos arguidos responde, ainda, por um crime sem habilitação legal e um deles, também por um crime de detenção de arma proibida.
 
De acordo com a acusação, na noite de 02.08.2024, pelas 23h15, quando a vítima, condutor de veículo TVDE, efetuou um serviço de transporte dos arguidos para o local por eles indicado, na cidade do Porto, foi surpreendida pela ordem que lhe foi dada para prosseguir a viagem, recebendo, mediante ameaça, sucessivas indicações de novos trajetos.
A dado momento,  e ameaçada com uma navalha, os arguidos obrigaram-na a sentar-se nos lugares traseiros do veículo, e os mesmos, de forma alterana, prosseguiram a condução do veículo, sem que nenhum estivesse habilitado a conduzir, indo a diversos locais da área do Porto, e Ponte de Lima, com o propósito, que não conseguiram concretizar, de cometerem outros crimes.
Até abandonaram a vítima, por cerca das 05h40, os arguidos subtraíram-lhe a quantia de €160,00 que tinha na carteira, deslocaram-se a uma caixa ATM onde procederam ao levantamento da quantia de €90,00 da conta bancária daquela e abasteceram a viatura com uso do cartão Frota da vítima.
 
Imputa-se ainda a um dos arguidos a detenção ilegal de arma de fogo na residência.
 
O Ministério Público requereu a perda a favor do Estado das quantias apropriadas pelos arguidos, sem prejuízo dos direitos de eventuais lesados.
 
 
NUIPC 3735/24.9JAPRT